quarta-feira, 18 de maio de 2011

treino em santander

Olá a todos!
Aqui estou eu mais uma vez escrevendo da Europa!

Desta vez estou em Santander,
no norte da Espanha. Fui convidada para participar de um training camp que a espanhola organizou por aqui, com a presença também de mais três outras velejadoras, da Finlândia, de Hongkong e da Hungria.

O esquema de treino aqui é impressionante,
não é à toa que a equipe de vela da Espanha é uma das melhores do mundo. Para começar, estamos alojadas em uma espécie de galpão super moderno e super bonito, bem pensado e construído. Nesse espaço funciona a Federação Espanhola de Vela, a fisioterapia, o escritório do preparador físico, tem quartos com alojamento, cozinha, vestiário assim como salas de conferência e, é claro, o próprio espaço para guardar os barcos e botes.

Os treinos são realizados
tanto dentro d'água quanto fora, com sessões de corrida e natação, tudo programado pelo técnico espanhol que está detalhado em uma planilha que nos foi entregue no começo da semana. Na água, o treino é bastante variado, com exercícios físicos, regatinhas, teste de velocidade e manobras. Esse treino é filmado e depois discutido, com analise do conteúdo filmado e com comentários sobre quem estava velejando melhor, quem tinha a melhor técnica, que fez a melhor estratégia, etc.

Não vou entrar muito em detalhes,
senão não vou conseguir captar a atenção de vocês, mas é impressionante como a federação espanhola é eficiente, é impressionante como o treino é profissional, é impressionante como para eles isso tudo é muito normal.

No Brasil,
há 7 anos velejando com três técnicos diferentes nunca vi coisa parecida. Velejar sozinha, sem boias, sem técnico, sem ninguém é simplesmente inadmissível. Disso eu sempre soube mas depois dessa experiência fantástica, me impressiona como a vela no Brasil se aproxima mais do amadorismo do que qualquer outra coisa. E não digo isso culpando os atletas, pelo contrário, os parabenizo por velejarem nas condições que velejam e mesmo assim conseguirem resultados surpreendentes.

Acho que para essa situação algumas frases se aplicam,
ou "Deus é brasileiro"
ou "brasileiro não desiste nunca"
ou "santo de bêbado é forte."

obs.: por favor, não entendam bêbado como os atletas que treinam alcoolizados em sim como atletas que apesar de tudo conseguem fazer as coisas funcionar.

é isso!
espero apresentar uma fotinho da próxima vez!
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário